Gestão do Endividamento Municipal
Os Municípios Portugueses confrontam-se com diversos desafios decorrentes das opções estratégicas em matéria de investimento inerentes ao cronograma de fundos comunitários de que Portugal beneficia.
Enquadramento
Os Municípios Portugueses confrontam-se com diversos desafios decorrentes das opções estratégicas em matéria de investimento inerentes ao cronograma de fundos comunitários de que Portugal beneficia, o que exige uma gestão profissional do grau de endividamento, de forma a assegurar um desenvolvimento sustentável.
Objetivos
No final do curso, o participante deverá ser capaz de explicar os fatores determinantes do endividamento municipal, bem como, as ferramentas e os modelos de gestão profissional desse endividamento.
Destinatários
Este curso destina-se a:
Dirigentes, Técnicos Superiores, Assistentes Técnicos e outros profissionais da AP.
Estrutura Curricular
M1: A evolução do endividamento municipal em Portugal
M2: Os fatores determinantes do endividamento municipal
M3: As ferramentas de controlo do endividamento municipal
M4: Os modelos de gestão do endividamento
M5: O desenvolvimento municipal sustentável
Informações Adicionais
Certificação
A conclusão com aproveitamento deste curso, permite ao participante o acesso ao Certificado de Formação Profissional registado na plataforma oficial criada pelo Estado Português para o efeito (SIGO - Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa).
Requisitos
Para frequentar este curso é essencial dispor um Equipamento Tecnológico com ligação à internet, detentor de ecrã de trabalho (computador, tablet ...), sistema de vídeo e áudio.
Todas as sessões do cursos decorrerão em formato síncrono, sendo o acesso às mesmas realizado através da plataforma de e-learning do ITI, na qual serão disponibilizados todos os recursos respeitantes a cada uma das sessões do curso.