Administração Pública
Esta oferta formativa visa permitir aos colaboradores da Administração Pública aprofundar competências profissionais e relacionais, tendo em vista o exercício de uma atividade profissional, uma melhor adaptação às mutações tecnológicas e organizacionais e o reforço da sua empregabilidade.
Duração
9 Horas
Horário
Laboral (Segunda, Quarta e Sexta-feira) - 09H30 às 12H30
Data
13/01/2025 até 17/01/2025
Local
E-Learning (formato síncrono)
Investimento
199€ (isento de IVA)
Enquadramento
No início de 2025 entra em vigor o Novo Sistema Integrado de Gestão e Avaliação do Desempenho na Administração Pública (SIADAP) , instituído pelo Decreto-Lei n.º 12/2024.
Esta alteração à lei atual, perspetiva uma incidência considerável em 43 dos artigos que se encontram em vigor. Pelo que, é essencial que os funcionários públicos em geral e os que têm um papel chave neste âmbito em particular, possam ter acesso de imediato às modificações resultantes deste novo quadro jurídico.
Neste sentido, a frequência desta ação de formação constitui uma importante oportunidade para compreender o impacto deste novo quadro jurídico.
Objectivos
Destinatários
- Dirigentes, técnicos superiores, assistentes técnicos e outros profissionais da administração pública.
Estrutura Curricular
- Enquadramento do SIADAP
- Os três subsistemas do SIADAP
- SIADAP 1 (Avaliação dos Serviços da Administração)
- SIADAP 2 (Avaliação dos Dirigentes da Administração Pública)
- SIADAP 3 (Avaliação dos Trabalhadores da Administração Pública)
- As fases do procedimento de avaliação
Informações Adicionais
- [email protected] | Tlf.: 223 750 945
- Preenchimento do Formulário de Inscrição: www.iti.pt/content/inscricao-na-formacao
Duração
21 Horas
Horário
Laboral (Terças e Quintas-feiras) - 09H30 às 12H30
Data
21/01/2025 até 11/02/2025
Local
E-Learning (formato síncrono)
Investimento
290€ (isento de IVA)
Enquadramento
As especificidades normativas e o grau de complexidade técnica de cada candidatura, requerem por parte da equipa técnica responsável pela implementação e gestão de cada projeto, um conhecimento detalhado dos regulamentos e procedimentos técnicos a observar para o efeito.
Neste sentido, a capacitação da equipa responsável pela implementação e gestão de cada projeto, é crucial para o sucesso do mesmo. Pois, só com um domínio efetivo de cada uma das fases do ciclo de implementação do projeto, é possível assegurar o alcance dos resultados contratualizados e a antecipação e resolução de potenciais não conformidades.
Objectivos
Destinatários
- Dirigentes, técnicos superiores, assistentes técnicos e outros profissionais da administração pública.
Estrutura Curricular
- M1: Gestão de programas PRR e Portugal2030
- M2: Planeamento e implementação de atividades e projetos
- M3: Execução e monitorização de atividades e projetos
- M4: Avaliação de atividades e projetos
Informações Adicionais
- [email protected] | Tlf.: 223 750 945
- Preenchimento do Formulário de Inscrição: www.iti.pt/content/inscricao-na-formacao
Duração
18 Horas
Horário
Laboral (Segundas e Quartas-feiras) - 09H30 às 12H30
Data
20/01/2025 até 05/02/2025
Local
E-Learning (formato síncrono)
Investimento
210€ (isento de IVA)
Enquadramento
A sociedade em geral e a administração pública em particular, tem sido confrontada ao longo dos últimos anos com um ritmo crescente de mudanças, com enorme impacto no dia-a-dia dos seus profissionais.
O grau de exigência a que se encontram expostos e a pressão para serem bem-sucedidos nos diferentes papéis da vida que assumem é enorme e a gestão, por seu lado, é muitas vezes difícil.
Neste sentido, é essencial dotar os profissionais que exercem funções em organismos públicos de um conjunto de estratégias e ferramentas práticas que lhes permitam responder a estes novos desafios.
Assim, o curso de Estratégias de Conciliação da Vida Pessoal, Familiar e Profissional na Função Pública, afigura-se como um importante mecanismo de promoção do bem-estar, da produtividade e da felicidade.
Objectivos
Destinatários
- Dirigentes, técnicos superiores, assistentes técnicos e outros profissionais da administração pública.
Estrutura Curricular
- Estratégias públicas e organizacionais
- Programa 3 em Linha
- Gestão de recursos humanos
- Programas organizacionais e boas práticas
- Conciliação: Vida profissional e pessoal
- Medidas específicas de conciliação
- Identificação de estratégias cerebrais: ao serviço da produtividade
- Mapear fatores de stresse e burnout
- Consequências da não manutenção do bem-estar e da saúde física e mental
- Gestão pessoal equilibrada
- Priorização: Antecipar e agir
- Estratégias de manutenção do equilíbrio emocional nos diferentes contextos
- Autonomia e responsabilização
Forma de Organização
Informações Adicionais
- [email protected] | Tlf.: 223 750 945
- Preenchimento do Formulário de Inscrição: www.iti.pt/content/inscricao-na-formacao
Duração
21 Horas
Horário
Laboral (Terças e Quintas-feiras) - 09H30 às 12H30
Data
23/01/2025 até 18/02/2025
Local
E-Learning (formato síncrono)
Investimento
210€ (isento de IVA)
Enquadramento
O Código do Procedimento Administrativo possui incidência e reflexos em inúmeras matérias associados ao desempenho de cargos públicos. E como tal constitui um instrumento chave para quem exerce funções em organismos públicos.
Neste sentido, é essencial a capacitação dos colaboradores sem formação de base na área jurídica, de forma a dotá-los das competências inerentes ao Código do Procedimento Administrativo que lhes permita o exercício das suas funções em conformidade com o mesmo.
Objectivos
Destinatários
Dirigentes, Técnicos Superiores e Assistentes Técnicos da Administração Pública, tanto a nível central como local, que não possuam formação jurídica.
Estrutura Curricular
- M1: O Código do Procedimento Administrativo
- Os princípios gerais da Atividade Administrativa.
- Órgãos da Administração Pública.
- Sujeitos da Relação Procedimental.
- Legitimidade Processual.
- Garantias de imparcialidade.
- Direito a informação Procedimental e não Procedimental.
- Prazos e Notificações.
- M2: As Fases do Procedimento do Ato Administrativo
- Fase inicial.
- Fase da Instrução.
- Fase da Audiência dos interessados.
- Fase da preparação da decisão.
- Fase da Decisão do Procedimento.
- Fase complementar.
Forma de Organização
Informações Adicionais
- [email protected] | Tlf.: 223 750 945
- Preenchimento do Formulário de Inscrição: www.iti.pt/content/inscricao-na-formacao
Duração
18 Horas
Horário
Laboral (Segundas e Quartas-feiras) - 09H30 às 12H30
Data
27/01/2025 até 12/02/2025
Local
E-Learning (formato síncrono)
Investimento
210€ (isento de IVA)
Enquadramento
O processo de transformação digital em curso na Administração Pública, exige a capacitação de colaboradores em diferentes ferramentas digitais, nomeadamente, as de natureza transversal, de que é exemplo a folha de cálculo.
Neste sentido, com o grau de modernização e interdependência tecnológica existente, o processo de tomada de decisão a diferentes níveis hierárquicos, frequentemente requer o domínio avançado da folha de cálculo enquanto ferramenta indispensável para a organização e tratamento de dados, bem como, para a transformação dos mesmos em informação critica para tomada de decisão.
Objectivos
Destinatários
Dirigentes, técnicos superiores, assistentes técnicos e outros profissionais da administração pública com conhecimentos prévios de folha de cálculo.
Estrutura Curricular
- Múltiplas folhas de cálculo
- Múltiplas folhas
- Reunião de folhas de cálculo
- Ligação entre folhas
- Resumo de dados
- Inserção de subtotais
- Destaques
- Relatórios
- Análise de dados
- Análise de dados em tabelas e listas
- Criação, ordenação e filtragem de dados
- Formulários
- Criação e formatação de uma tabela dinâmica
- Utilização de totais e subtotais
- Fórmulas em tabelas dinâmicas
- Elaboração de gráficos
- Macros
- Macros pré-definidas
- Macros de personalização das barras de ferramentas
- Criação e gravação de uma macro
- Atribuição de uma macro a um botão
- Execução de uma macro
Informações Adicionais
- [email protected] | Tlf.: 223 750 945
- Preenchimento do Formulário de Inscrição: www.iti.pt/content/inscricao-na-formacao
Duração
18 Horas
Horário
Laboral (Terças e Quintas-feiras) - 09H30 às 12H30
Data
28/01/2025 até 20/02/2025
Local
E-Learning (formato síncrono)
Investimento
340€ (isento de IVA)
Enquadramento
Na sequência da publicação do Referencial de Competências para a Administração Pública (ReCAP), aprovado pela Portaria n.º 214/2024/1, de 20 de setembro e da publicação da Portaria n.º 233/2022, de 9 de setembro, que regulamenta a tramitação do procedimento concursal de recrutamento, a Entrevista de Avaliação de Competências enquanto instrumento de seleção adquire uma nova centralidade.
Neste sentido, é essencial que os diferentes intervenientes no procedimento concursal possuam um conhecimento detalhado deste novo enquadramento legal, bem como, de toda a metodologia, de forma a habilitá-los a aplicar corretamente a Entrevista de Avaliação de Competências.
Objectivos
Destinatários
Dirigentes, chefias e coordenadores;
Quadros superiores e outros técnicos da área dos recursos humanos e/ou que integrem ou venham a integrar júris de concurso na administração pública.
Estrutura Curricular
- O novo enquadramento legal
- A gestão por competências
- A entrevista
- O guião de entrevista
- Técnicas de condução da entrevista em modo presencial e online
- Grelhas e relatório de avaliação
- Simulações práticas
Forma de Organização
Informações Adicionais
- [email protected] | Tlf.: 223 750 945
- Preenchimento do Formulário de Inscrição: www.iti.pt/content/inscricao-na-formacao
Duração
18 Horas
Horário
Laboral (Segundas e Quartas-feiras) - 09H30 às 12H30
Data
10/02/2025 até 26/02/2025
Local
E-Learning (formato síncrono)
Investimento
210€ (isento de IVA)
Enquadramento
O desempenho de funções em serviços públicos, implica uma exposição diária a um conjunto diversificado de estímulos, os quais atuam como fatores precipitantes da resposta de stress.
Esta exposição, dada a sua natureza constante em muitas das funções neste setor, pode tornar-se um problema sério ao desencadear elevados níveis de ansiedade, prejudicando diretamente a saúde do funcionário, o seu desempenho profissional e em última análise provocar o burnout.
Neste sentido, é essencial conhecer o funcionamento da resposta de stress, as ferramentas disponíveis para a gestão do stress, bem como, as ações de prevenção do burnout.
Assim, este curso visa dotar os participantes de técnicas de gestão de stress profissional e prevenção do burnout, promotoras da motivação, do bem-estar e da melhoria do desempenho profissional.
Objectivos
Destinatários
- Dirigentes, técnicos superiores, assistentes técnicos e outros profissionais da administração pública.
Estrutura Curricular
- Stress
- Conceito de stress
- Fatores de risco: emocionais, sociais, organizacionais
- Sinais e sintomas
- Consequências negativas do stress
- Medidas preventivas
- Técnicas de controlo e gestão de stress profissional
- Como lidar com situações de agonia e sofrimento
- Técnicas de autoproteção
- As emoções
- Conceito de emoção
- Características fisiológicas, cognitivas e comportamentais das emoções
- Estratégias de gestão das emoções
- Burnout
- Conceito e identificação
- Fatores de risco
- Autocuidado e prevenção
Informações Adicionais
- [email protected] | Tlf.: 223 750 945
- Preenchimento do Formulário de Inscrição: www.iti.pt/content/inscricao-na-formacao
Duração
21 Horas
Horário
Laboral (Terças e Quintas-feiras) - 09H30 às 12H30
Data
11/02/2025 até 11/03/2025
Local
E-Learning (formato síncrono)
Investimento
210€ (isento de IVA)
Enquadramento
Numa sociedade que se pretende cada vez mais inclusiva, assegurar a disponibilização de um atendimento em língua gestual portuguesa nos serviços públicos, deverá constituir uma prioridade de todos os organismos públicos.
Neste sentido, a capacitação em Língua Gestual Portuguesa dos colaboradores que asseguram funções de atendimento é essencial. Pois este atendimento permite eliminar umas das grandes barreiras no acesso a serviços públicos para cidadãos surdos.
Objectivos
Destinatários
- Dirigentes, técnicos superiores, assistentes técnicos, assistentes operacionais e outros profissionais da administração pública.
Estrutura Curricular
- M1: Estatuto formal da LGP
- M2: Estruturas gramaticais de LGP
- M3: Comunicação elementar em LGP
- M4: Atendimento nos serviços públicos em LGP
- M5: Inclusão e acessibilidade de cidadãos surdos em serviços públicos
Informações Adicionais
- [email protected] | Tlf.: 223 750 945
- Preenchimento do Formulário de Inscrição: www.iti.pt/content/inscricao-na-formacao
Duração
21 Horas
Horário
Laboral (Segundas e Quartas-feiras - 09H30 às 12H30)
Data
17/02/2025 até 12/03/2025
Local
E-Learning (formato síncrono)
Investimento
210€ (isento de IVA)
Enquadramento
Portugal tem-se afirmado cada vez mais como um destino de eleição, quer por cidadãos estrangeiros que nos visitam, quer por cidadãos estrangeiros que nos procuram para aqui residir.
Neste sentido, os serviços públicos em geral defrontam-se com um desafio adicional, associado à comunicação em língua estrangeira, nomeadamente a língua inglesa.
Assim, a capacitação em Língua Inglesa dos colaboradores que asseguram funções de atendimento é essencial. Pois permite facilitar o processo de comunicação inerente à interação com cidadãos de outras nacionalidades.
Objectivos
Destinatários
- Dirigentes, técnicos superiores, assistentes técnicos, assistentes operacionais e outros profissionais da administração pública com conhecimentos prévios de língua inglesa.
Estrutura Curricular
- M1: Vocabulário técnico de língua inglesa no atendimento nos serviços públicos
- M2: Comunicação escrita no atendimento em língua inglesa
- M3: Comunicação telefónica em língua inglesa
- M4: Comunicação oral no atendimento presencial em língua inglesa
Informações Adicionais
- [email protected] | Tlf.: 223 750 945
- Preenchimento do Formulário de Inscrição: www.iti.pt/content/inscricao-na-formacao
Duração
21 Horas
Horário
Laboral (Terças e Quintas-feiras) - 09H30 às 12H30
Data
18/02/2025 até 13/03/2025
Local
E-Learning (formato síncrono)
Investimento
290€ (isento de IVA)
Enquadramento
A operacionalização do plano de desenvolvimento da economia, da sociedade e do território de Portugal no horizonte de 2030, é realizada por via dos projetos a desenvolver no âmbito do programa criado para o efeito, ou seja, o Portugal 2030.
Neste sentido, o sucesso do plano para o horizonte 2030, será em muito resultante da pertinência e qualidade das candidaturas a apresentar pelos organismos públicos ao Portugal2030.
Assim, importa que os colaboradores dos organismos públicos disponham de um amplo conhecimento das prioridades e programas que compõem o Portugal2030, bem como, das especificidades técnicas que devem estar presentes no processo de elaboração de candidaturas a apresentar ao Portugal2030.
Objectivos
Destinatários
- Dirigentes, técnicos superiores, assistentes técnicos e outros profissionais da administração pública.
Estrutura Curricular
- M1: Características do Portugal 2030
- M2: Apresentação dos Programas
- M3: Plataforma de Submissão de Candidaturas
- M4: Elaboração de Candidaturas Portugal 2030: aspetos operacionais
Forma de Organização
Informações Adicionais
- [email protected] | Tlf.: 223 750 945
- Preenchimento do Formulário de Inscrição: www.iti.pt/content/inscricao-na-formacao
Duração
21 Horas
Horário
Laboral (Segundas e Quartas-feiras) - 09H30 às 12H30
Data
31/03/2025 até 21/04/2025
Local
E-Learning (formato síncrono)
Investimento
210€ (isento de IVA)
Enquadramento
Os Municípios Portugueses confrontam-se com diversos desafios decorrentes das opções estratégicas em matéria de investimento inerentes ao cronograma de fundos comunitários de que Portugal beneficia, o que exige uma gestão profissional do grau de endividamento, de forma a assegurar um desenvolvimento sustentável.
Objectivos
Destinatários
- Dirigentes, Técnicos Superiores, Assistentes Técnicos e outros profissionais da AP.
Estrutura Curricular
- M1: A evolução do endividamento municipal em Portugal
- M2: Os fatores determinantes do endividamento municipal
- M3: As ferramentas de controlo do endividamento municipal
- M4: Os modelos de gestão do endividamento
- M5: O desenvolvimento municipal sustentável
Informações Adicionais
- [email protected] | Tlf.: 223 750 945
- Preenchimento do Formulário de Inscrição: www.iti.pt/content/inscricao-na-formacao