Formação

O advento de um novo modelo de desenvolvimento baseado na Sociedade do Conhecimento, exige um conjunto de competências estratégicas distintas. Atento a esta realidade, o INSTITUTO TÉCNICO DE INOVAÇÃO (ITI) disponibiliza aos seus clientes individuais e institucionais diversas tipologias de cursos que visam responder às suas necessidades e especificidades.

4 acções disponíveis

Enquadramento

As novas tecnologias fazem parte do nosso quotidiano.
A disponibilidade, atratividade e omnipresença destes recursos trouxe uma nova era de progresso, aproximando pessoas e empresas, e gerando oportunidades em todos os campos de atuação humana
Esta formação pretende ajudar a diagnosticar e prevenir o uso abusivo e dependente das tecnologias (tecnostress, jogos online, redes sociais, e-sports), promovendo o uso saudável e o bem-estar do utilizador.
Abordaremos a aplicação saudável das novas tecnologias nos vários contextos quotidianos: doméstico, escolar, laboral, entretenimento, desportivo.
Será abordada a aplicabilidade e gestão saudável das tecnologias online em cenários de crise e emergência.

Objectivos

Dotar os formandos de conhecimentos e competências específicas relativas às dependências tecnológicas, conhecimentos de diagnóstico e respetiva intervenção.
Compreensão dos dilemas associados às dependências tecnológicas e aquisição de estratégias pertinentes para a adequada intervenção profissional.
Consciencialização da auto-regulação do uso e do seu impacto no quotidiano do indivíduo.

Destinatários

Psicólogos, Professores, Empresários, Diretores de IPSS, Gestores de RH, Treinadores, Atletas, Pais, Estudantes

Estrutura Curricular

MÓDULO 1 - INTRODUÇÃO (4 Horas)

Introdução

Enquadramento teórico

A realidade portuguesa das dependências tecnológicas em Portugal;

Definição e caracterização do indivíduo dependente;

Caracterização das dependências Internet e do jogo pelo manual DSM 5;

Características das dependências tecnológicas;

Utilização “normal” e dependente;

Fatores destrinçores e diferenciadores das dependências online: género/família redes sociais, gaming, canais de Youtube;

A pertinência do Grupo de pares (virtual);

O Cyberbulling;

Principais características de personalidade do indivíduo dependente;

Alterações neuronais associadas às dependências tecnológicas;

Factores de risco e de protecção face às dependências;

Factores de risco e mecanismos de protecção;


MÓDULO 2 - DIAGNÓSTICO E ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO (4 Horas)

Enquadramento do módulo, objectivos;

Auto-avaliação (Teste de Dependência da Internet – Kimberly Young);

Instrumentos de avaliação de dependência à internet (IAD, TDI);

Monitorização do uso da internet dos jovens; Empregabilidade de APPS de controlo parental: Vantagens, desvantagens e alternativas;

Redes sociais e cyberbullying: Identificar o fenómeno e como lidar com os efeitos para os jovens (II) – Introdução à legislação;

Guidelines nas dependências tecnológicas: (SICAD, 2013 e ME, 2017)

Dependências tecnológicas e jogo online (Caracterização da tipologia do jogador online e prevalência do comportamento dependente) de acordo com o Plano Nacional Para a Redução dos Comportamentos Aditivos e das Dependências 2013-2020 (SICAD, 2013);

Identificação dos factores de risco e de protecção em relação às adições e dependências tecnológicas;


MÓDULO 3 - AUTOCONHECIMENTO E AUTORREGULAÇÃO (4 Horas)

Adopção dos comportamentos adequados face às adições e dependências sem substância de acordo com o Referencial de Educação para a Saúde elaborado pelo Ministério da Educação – Direção-Geral da Educação (2017);

Motivação e autorregulação comportamental;

Motivação e Autoestima;

Desenvolvimento da autorregulação emocional e comportamental;

Autodeterminação: diagnóstico de necessidades intrínsecas e extrínsecas;

Planificação de práticas salutares ajustadas ao contexto pessoal, escolar, familiar e profissional;


MÓDULO 4 - PLANO DE INTERVENÇÃO E TREINO DE COMPETÊNCIAS (4 Horas)

Treino de competências parentais: Intervenção individual e familiar;

Comunicação assertiva;

Modelagem comportamental;

Estabelecimento de regras;

Elaboração de uma guideline seguindo os referenciais do ME, (2017) e do SICAD, (2013);

Utilização (Saudável) das novas tecnologias;

Promoção dos factores de protecção;

Exercício prática simulada de interacção com os [email protected] [email protected], [email protected], profissionais;


Forma de Organização

E-learning

Informações Adicionais

- Formação acreditada pela OPP
- Créditos Ordem dos Psicólogos Portugueses: 4,8


Formadores:
Filipe Saraiva- Psicólogo clínico e Mestre em Psicologia da Justiça pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Exerce funções de psicólogo no Estabelecimento Prisional do Porto. Autor do livro; ““Drogas”: conhecer para prevenir”, e de vários artigos sobre prvenção das dependências. Criador dos programas de prevenção quaternário e secundário (2017/2018). Orador em prevenção de consumos para jovens em contexto escolar.Formador em várias instituições como a UTAD, InsPsic, CRIAP e ISSSP.
Membro da Assembleia de Representantes na Ordem dos Psicólogos Portugueses.


Gaspar Ferreira- Psicólogo Especialista na área Educacional e do Trabalho e das Organizações. Especialista avançado em Psicologia do Desporto, Exercício e Performance. Trabalhou no Exército Português e no Futebol Clube do Porto. Foi CEO na RH Center e Country Manager da Reiss Motivation Profile Portugal. Colabora com diversas entidades públicas e privadas na avaliação e prevenção de riscos psicossociais. Membro da Direção na Delegação Regional Norte da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Membro da APA- American Psychological Association. Responsável pela coluna quinzenal da OPP "O Lado Psicológico" no Jornal Record.

Enquadramento

Esta ação de formação enquadra-se na tipologia de operação 1.08 – Formação Modular para Ativos Empregados e Desempregados financiada pelo POISE. E visa permitir ao formando desenvolver competências técnicas e relacionais, potenciadoras de uma melhor adaptação às mutações tecnológicas e organizacionais e o reforço da sua empregabilidade.

Objectivos

No final da ação de formação o aluno deverá ser capaz de:
  • Definir o conceito de marketing enquanto filosofia de gestão, reconhecendo a sua importância como ferramenta de satisfação do cliente.
  • Caracterizar os conceitos básicos em termos de planeamento estratégico e operacional, reconhecendo a sua importância para a gestão estratégica da empresa.
  • Elaborar um mapa de indicadores estratégicos para uma operação logística.
  • Identificar os conceitos básicos do controlo de gestão.
  • Executar o orçamento e realizar o controlo orçamental.
  • Destinatários

    Esta formação destina-se a Ativos Empregados (com habilitações iguais ou superiores ao 9º Ano) e Desempregados (inscritos no Centro de emprego há menos de 12 meses e com habilitações iguais ou superiores ao 12º Ano).

    Estrutura Curricular

  • Gestão e Marketing (25 horas) - UFCD 0423
  • Gestão de Indicadores (25 horas) - UFCD 8503
  • Controlo de Gestão (50 horas) - UFCD 0620

  • Obs: Percurso Formativo de UFCD's do Catálogo Nacional de Qualificações

    Forma de Organização

    Presencial

    Informações Adicionais

    A inscrição deve ser efetuada preferencialmente até ao décimo dia anterior à data de início da ação de formação mediante envio/apresentação dos seguintes documentos:
  • Dados de identificação
  • Comprovativo de morada
  • Certificado de habilitações
  • Comprovativo da situação profissional (recibo de vencimento do mês anterior ao início da formação/declaração atualizado do centro de emprego)
  • Enquadramento

    Esta ação de formação enquadra-se na Formação Modular para Ativos Empregados e Desempregados. E visa permitir ao aluno desenvolver competências técnicas, potenciadoras de uma maior consciência na área dos primeiros socorros.

    Objectivos

    No final da ação de formação o aluno deverá ser capaz de:
    • Identificar os diferentes tipos de acidentes
    • Reconhecer o serviço nacional de proteção civil
    • Reconhecer a importância da prevenção de acidentes e de doenças profissionais
    • .

    Destinatários

    Ativos Empregados (com habilitações iguais ou superiores ao 9º Ano Completo) e Ativos Desempregados (com habilitações iguais ou superiores ao 12º Ano Completo).

    Estrutura Curricular

  • Primeiros socorros (25 Horas) - UFCD 3564

  • Obs: - Percurso Formativo de UFCD's do Catálogo Nacional de Qualificações

    Forma de Organização

    Presencial

    Informações Adicionais

    A inscrição deve ser efetuada preferencialmente até ao décimo dia anterior à data de início da ação de formação mediante envio/apresentação dos seguintes documentos:
    • Dados de Identificação Pessoal
    • Fotocópia do Certificado de Habilitações
    • Comprovativo de Situação Profissional

    Enquadramento

    Esta ação de formação enquadra-se na tipologia de operação 1.08 – Formação Modular para Ativos Empregados e Desempregados financiada pelo POISE. E visa permitir ao formando desenvolver competências técnicas e relacionais, potenciadoras de uma melhor adaptação às mutações tecnológicas e organizacionais e o reforço da sua empregabilidade.

    Objectivos

    No final da ação de formação o aluno deverá ser capaz de:

  • Avaliar os impactos e os efeitos do advento da nova economia, as transações comerciais a partir de ambientes virtuais - B2C, B2B, B2A.
  • Identificar as ferramentas do e-marketing e do e-commerce.
  • Aplicar as ferramentas de gestão da informação e da comunicação, criando uma relação de interatividade, centrada nas necessidades dos consumidores.
  • Identificar os novos meios de comunicação digital.
  • Gerir uma campanha de comunicação integrada (online e offline).
  • Gerir os diferentes conteúdos digitais como produtos de marketing e ponto de contacto para com os clientes e empresas parceiras.
  • Identificar as diferentes redes sociais existentes.
  • Aplicar os socials media como instrumentos de marketing relacional com o cliente.
  • Gerir as redes socias numa campanha de comunicação e de marketing das empresas.
  • Identificar o novo paradigma do marketing.
  • Aplicar e gerir as várias plataformas móveis numa campanha de marketing.
  • Definir uma estratégia de marketing mobile.
  • Destinatários

    Esta formação destina-se a Ativos Empregados (com habilitações iguais ou superiores ao 9º Ano) e Desempregados (inscritos no Centro de emprego há menos de 12 meses e com habilitações iguais ou superiores ao 12º Ano).

    Estrutura Curricular

  • Marketing digital (25 Horas) UFCD 9214
  • Meios de comunicação digital (25 Horas) UFCD 9216
  • Gestão de conteúdos digitais (25 Horas) UFCD 9220
  • Social media (25 Horas) UFCD 9219
  • Gestão de mobile (50 Horas) UFCD 9221

  • Obs: - Percurso Formativo de UFCD's do Catálogo Nacional de Qualificações

    Forma de Organização

    Presencial

    Informações Adicionais

    A inscrição deve ser efetuada preferencialmente até ao décimo dia anterior à data de início da ação de formação mediante envio/apresentação dos seguintes documentos:
  • dados de identificação
  • comprovativo de morada
  • certificado de habilitações
  • comprovativo da situação profissional (recibo de vencimento do mês anterior ao início da formação/declaração atualizado do centro de emprego)