Administração Pública

Esta oferta formativa visa permitir aos colaboradores da Administração Pública aprofundar competências profissionais e relacionais, tendo em vista o exercício de uma atividade profissional, uma melhor adaptação às mutações tecnológicas e organizacionais e o reforço da sua empregabilidade.


11 acções disponíveis

Enquadramento


No início de 2025 entra em vigor o Novo Sistema Integrado de Gestão e Avaliação do Desempenho na Administração Pública (SIADAP) , instituído pelo Decreto-Lei n.º 12/2024.


Esta alteração à lei atual, perspetiva uma incidência considerável em 43 dos artigos que se encontram em vigor. Pelo que, é essencial que os funcionários públicos em geral e os que têm um papel chave neste âmbito em particular, possam ter acesso de imediato às modificações resultantes deste novo quadro jurídico.


Neste sentido, a frequência desta ação de formação constitui uma importante oportunidade para compreender o impacto deste novo quadro jurídico.



Objectivos


No final da formação, o formando deverá ser capaz de:
  • Enumerar as principais alterações ao quadro jurídico do SIADAP previstas no Decreto-Lei n.º 12/2024 com entrada em vigor no ano 2025;
  • Elencar os novos desafios e responsabilidades para Avaliadores, Avaliados e Equipas de RH;
  • Descrever as implicações práticas de aplicação do quadro jurídico do SIADAP com a nova atualização;
  • Elencar as possíveis medidas de organização e planeamento do processo de gestão e avaliação de desempenho, assim como do exercício das competências legais dos intervenientes nesse processo;
  • Descrever a alteração prevista à Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas em consequência da alteração projetada para a Lei do SIADAP, estabelecendo as articulações pertinentes entre as duas leis.


  • Destinatários


    Este curso destina-se a:
    • Dirigentes, técnicos superiores, assistentes técnicos e outros profissionais da administração pública.

    Estrutura Curricular


    • Enquadramento do SIADAP
    • Os três subsistemas do SIADAP
      • SIADAP 1 (Avaliação dos Serviços da Administração)
      • SIADAP 2 (Avaliação dos Dirigentes da Administração Pública)
      • SIADAP 3 (Avaliação dos Trabalhadores da Administração Pública)
    • As fases do procedimento de avaliação

    Informações Adicionais


    INSCRIÇÕES
    As inscrições podem ser efetuadas através dos seguintes meios:
    CERTIFICAÇÃO
    A conclusão com aproveitamento deste curso, permite ao participante o acesso ao Certificado de Formação Profissional registado na plataforma oficial criada pelo Estado Português para o efeito (SIGO - Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa).

    REQUISITOS
    Para frequentar este curso é essencial dispor um Equipamento Tecnológico com ligação à internet, detentor de ecrã de trabalho (computador, tablet ...), sistema de vídeo e áudio.

    Todas as sessões de formação decorrerão em formato síncrono, sendo o acesso às mesmas processado através da plataforma de e-learning do INSTITUTO TÉCNICO DE INOVAÇÃO, na qual serão disponibilizados todos os recursos respeitantes a cada uma das sessões de formação.

    Enquadramento


    As especificidades normativas e o grau de complexidade técnica de cada candidatura, requerem por parte da equipa técnica responsável pela implementação e gestão de cada projeto, um conhecimento detalhado dos regulamentos e procedimentos técnicos a observar para o efeito.


    Neste sentido, a capacitação da equipa responsável pela implementação e gestão de cada projeto, é crucial para o sucesso do mesmo. Pois, só com um domínio efetivo de cada uma das fases do ciclo de implementação do projeto, é possível assegurar o alcance dos resultados contratualizados e a antecipação e resolução de potenciais não conformidades.



    Objectivos


    No final da formação, o formando deverá ser capaz descrever as obrigações e requisitos a cumprir na implementação de cada projeto, bem como, os procedimentos de acompanhamento e reporte a observar quer durante a execução dos projetos quer após a sua conclusão.

    Destinatários

    • Dirigentes, técnicos superiores, assistentes técnicos e outros profissionais da administração pública.

    Estrutura Curricular


    • M1: Gestão de programas PRR e Portugal2030
    • M2: Planeamento e implementação de atividades e projetos
    • M3: Execução e monitorização de atividades e projetos
    • M4: Avaliação de atividades e projetos

    Informações Adicionais


    INSCRIÇÕES
    As inscrições podem ser efetuadas através dos seguintes meios:
    CERTIFICAÇÃO
    A conclusão com aproveitamento deste curso, permite ao participante o acesso ao Certificado de Formação Profissional registado na plataforma oficial criada pelo Estado Português para o efeito (SIGO - Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa).

    REQUISITOS
    Para frequentar este curso é essencial dispor um Equipamento Tecnológico com ligação à internet, detentor de ecrã de trabalho (computador, tablet ...), sistema de vídeo e áudio.

    Todas as sessões de formação decorrerão em formato síncrono, sendo o acesso às mesmas processado através da plataforma de e-learning do INSTITUTO TÉCNICO DE INOVAÇÃO, na qual serão disponibilizados todos os recursos respeitantes a cada uma das sessões de formação.

    Enquadramento


    A sociedade em geral e a administração pública em particular, tem sido confrontada ao longo dos últimos anos com um ritmo crescente de mudanças, com enorme impacto no dia-a-dia dos seus profissionais.


    O grau de exigência a que se encontram expostos e a pressão para serem bem-sucedidos nos diferentes papéis da vida que assumem é enorme e a gestão, por seu lado, é muitas vezes difícil.


    Neste sentido, é essencial dotar os profissionais que exercem funções em organismos públicos de um conjunto de estratégias e ferramentas práticas que lhes permitam responder a estes novos desafios.


    Assim, o curso de Estratégias de Conciliação da Vida Pessoal, Familiar e Profissional na Função Pública, afigura-se como um importante mecanismo de promoção do bem-estar, da produtividade e da felicidade.




    Objectivos


    No final da formação, o formando deverá ser capaz de identificar as políticas públicas de incentivo à conciliação de vida profissional, pessoal e familiar e sua aplicabilidade, identificar práticas de gestão de recursos humanos para manutenção ambientes de trabalho saudáveis, conhecer e identificar estratégias que permitam lidar com fatores de stresse, conhecer e identificar estratégias para aumento da produtividade em contexto de trabalho e desenvolver um programa pessoal para equilíbrio entre vida profissional, pessoal, familiar.

    Destinatários


    Este curso destina-se a:
    • Dirigentes, técnicos superiores, assistentes técnicos e outros profissionais da administração pública.

    Estrutura Curricular


    • Estratégias públicas e organizacionais
      • Programa 3 em Linha
      • Gestão de recursos humanos
      • Programas organizacionais e boas práticas
    • Conciliação: Vida profissional e pessoal
      • Medidas específicas de conciliação
      • Identificação de estratégias cerebrais: ao serviço da produtividade
      • Mapear fatores de stresse e burnout
      • Consequências da não manutenção do bem-estar e da saúde física e mental
    • Gestão pessoal equilibrada
      • Priorização: Antecipar e agir
      • Estratégias de manutenção do equilíbrio emocional nos diferentes contextos
      • Autonomia e responsabilização

    Forma de Organização

    E-learning

    Informações Adicionais


    INSCRIÇÕES
    As inscrições podem ser efetuadas através dos seguintes meios:
    CERTIFICAÇÃO
    A conclusão com aproveitamento deste curso, permite ao participante o acesso ao Certificado de Formação Profissional registado na plataforma oficial criada pelo Estado Português para o efeito (SIGO - Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa).

    REQUISITOS
    Para frequentar este curso é essencial dispor um Equipamento Tecnológico com ligação à internet, detentor de ecrã de trabalho (computador, tablet ...), sistema de vídeo e áudio.

    Todas as sessões de formação decorrerão em formato síncrono, sendo o acesso às mesmas processado através da plataforma de e-learning do INSTITUTO TÉCNICO DE INOVAÇÃO, na qual serão disponibilizados todos os recursos respeitantes a cada uma das sessões de formação.

    Enquadramento


    O Código do Procedimento Administrativo possui incidência e reflexos em inúmeras matérias associados ao desempenho de cargos públicos. E como tal constitui um instrumento chave para quem exerce funções em organismos públicos.


    Neste sentido, é essencial a capacitação dos colaboradores sem formação de base na área jurídica, de forma a dotá-los das competências inerentes ao Código do Procedimento Administrativo que lhes permita o exercício das suas funções em conformidade com o mesmo.




    Objectivos


    No final da formação, o formando deverá ser capaz de descrever as principais alterações ao Código do Procedimento Administrativo, enumerar as principais regras do procedimento administrativo, identificar o regime jurídico do ato administrativo e reconhecer a importância do Código de Procedimento Administrativo no dia-a-dia dos serviços públicos.

    Destinatários


    Dirigentes, Técnicos Superiores e Assistentes Técnicos da Administração Pública, tanto a nível central como local, que não possuam formação jurídica.


    Estrutura Curricular


    • M1: O Código do Procedimento Administrativo
      • Os princípios gerais da Atividade Administrativa.
      • Órgãos da Administração Pública.
      • Sujeitos da Relação Procedimental.
      • Legitimidade Processual.
      • Garantias de imparcialidade.
      • Direito a informação Procedimental e não Procedimental.
      • Prazos e Notificações.
    • M2: As Fases do Procedimento do Ato Administrativo
      • Fase inicial.
      • Fase da Instrução.
      • Fase da Audiência dos interessados.
      • Fase da preparação da decisão.
      • Fase da Decisão do Procedimento.
      • Fase complementar.

    Forma de Organização

    E-learning

    Informações Adicionais


    INSCRIÇÕES
    As inscrições podem ser efetuadas através dos seguintes meios:
    CERTIFICAÇÃO
    A conclusão com aproveitamento deste curso, permite ao participante o acesso ao Certificado de Formação Profissional registado na plataforma oficial criada pelo Estado Português para o efeito (SIGO - Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa).

    REQUISITOS
    Para frequentar este curso é essencial dispor um Equipamento Tecnológico com ligação à internet, detentor de ecrã de trabalho (computador, tablet ...), sistema de vídeo e áudio.

    Todas as sessões de formação decorrerão em formato síncrono, sendo o acesso às mesmas processado através da plataforma de e-learning do INSTITUTO TÉCNICO DE INOVAÇÃO, na qual serão disponibilizados todos os recursos respeitantes a cada uma das sessões de formação.

    Enquadramento


    O processo de transformação digital em curso na Administração Pública, exige a capacitação de colaboradores em diferentes ferramentas digitais, nomeadamente, as de natureza transversal, de que é exemplo a folha de cálculo.


    Neste sentido, com o grau de modernização e interdependência tecnológica existente, o processo de tomada de decisão a diferentes níveis hierárquicos, frequentemente requer o domínio avançado da folha de cálculo enquanto ferramenta indispensável para a organização e tratamento de dados, bem como, para a transformação dos mesmos em informação critica para tomada de decisão.



    Objectivos


    No final da formação, o formando deverá ser capaz de evidenciar um domínio avançado na utilização da folha de cálculo, sendo capaz de executar ligações entre múltiplas folhas de cálculo, efetuar a análise de dados, automatizar ações através da utilização de macros.

    Destinatários


    Dirigentes, técnicos superiores, assistentes técnicos e outros profissionais da administração pública com conhecimentos prévios de folha de cálculo.


    Estrutura Curricular


    • Múltiplas folhas de cálculo
      • Múltiplas folhas
      • Reunião de folhas de cálculo
      • Ligação entre folhas
    • Resumo de dados
      • Inserção de subtotais
      • Destaques
      • Relatórios
    • Análise de dados
      • Análise de dados em tabelas e listas
        • Criação, ordenação e filtragem de dados
        • Formulários
      • Criação e formatação de uma tabela dinâmica
      • Utilização de totais e subtotais
      • Fórmulas em tabelas dinâmicas
      • Elaboração de gráficos
    • Macros
      • Macros pré-definidas
      • Macros de personalização das barras de ferramentas
      • Criação e gravação de uma macro
      • Atribuição de uma macro a um botão
      • Execução de uma macro

    Informações Adicionais


    INSCRIÇÕES
    As inscrições podem ser efetuadas através dos seguintes meios:
    CERTIFICAÇÃO
    A conclusão com aproveitamento deste curso, permite ao participante o acesso ao Certificado de Formação Profissional registado na plataforma oficial criada pelo Estado Português para o efeito (SIGO - Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa).

    REQUISITOS
    Para frequentar este curso é essencial dispor um Equipamento Tecnológico com ligação à internet, detentor de ecrã de trabalho (computador, tablet ...), sistema de vídeo e áudio.

    Todas as sessões de formação decorrerão em formato síncrono, sendo o acesso às mesmas processado através da plataforma de e-learning do INSTITUTO TÉCNICO DE INOVAÇÃO, na qual serão disponibilizados todos os recursos respeitantes a cada uma das sessões de formação.

    Enquadramento


    Na sequência da publicação do Referencial de Competências para a Administração Pública (ReCAP), aprovado pela Portaria n.º 214/2024/1, de 20 de setembro e da publicação da Portaria n.º 233/2022, de 9 de setembro, que regulamenta a tramitação do procedimento concursal de recrutamento, a Entrevista de Avaliação de Competências enquanto instrumento de seleção adquire uma nova centralidade.


    Neste sentido, é essencial que os diferentes intervenientes no procedimento concursal possuam um conhecimento detalhado deste novo enquadramento legal, bem como, de toda a metodologia, de forma a habilitá-los a aplicar corretamente a Entrevista de Avaliação de Competências.



    Objectivos


    No final do curso, o formando deverá ser capaz de:
  • Compreender as alterações decorrentes do atual enquadramento legal inerente à aplicação da Entrevista de Avaliação de Competências;
  • Planear e implementar uma metodologia de Entrevista de Avaliação de Competências, assente na identificação das técnicas de definição de perfis profissionais, preparação e construção de instrumentos de avaliação de competências, bem como, na preparação da condução de entrevistas de avaliação de competências.


  • Destinatários


    Dirigentes, chefias e coordenadores;

    Quadros superiores e outros técnicos da área dos recursos humanos e/ou que integrem ou venham a integrar júris de concurso na administração pública.


    Estrutura Curricular


    • O novo enquadramento legal
    • A gestão por competências
    • A entrevista
    • O guião de entrevista
    • Técnicas de condução da entrevista em modo presencial e online
    • Grelhas e relatório de avaliação
    • Simulações práticas

    Forma de Organização

    E-learning

    Informações Adicionais


    INSCRIÇÕES
    As inscrições podem ser efetuadas através dos seguintes meios:
    CERTIFICAÇÃO
    A conclusão com aproveitamento deste curso, permite ao participante o acesso ao Certificado de Formação Profissional registado na plataforma oficial criada pelo Estado Português para o efeito (SIGO - Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa).

    REQUISITOS
    Para frequentar este curso é essencial dispor um Equipamento Tecnológico com ligação à internet, detentor de ecrã de trabalho (computador, tablet ...), sistema de vídeo e áudio.

    Todas as sessões de formação decorrerão em formato síncrono, sendo o acesso às mesmas processado através da plataforma de e-learning do INSTITUTO TÉCNICO DE INOVAÇÃO, na qual serão disponibilizados todos os recursos respeitantes a cada uma das sessões de formação.

    Enquadramento


    O desempenho de funções em serviços públicos, implica uma exposição diária a um conjunto diversificado de estímulos, os quais atuam como fatores precipitantes da resposta de stress.


    Esta exposição, dada a sua natureza constante em muitas das funções neste setor, pode tornar-se um problema sério ao desencadear elevados níveis de ansiedade, prejudicando diretamente a saúde do funcionário, o seu desempenho profissional e em última análise provocar o burnout.


    Neste sentido, é essencial conhecer o funcionamento da resposta de stress, as ferramentas disponíveis para a gestão do stress, bem como, as ações de prevenção do burnout.


    Assim, este curso visa dotar os participantes de técnicas de gestão de stress profissional e prevenção do burnout, promotoras da motivação, do bem-estar e da melhoria do desempenho profissional.



    Objectivos


    No final da formação, o formando deverá ser capaz de identificar o conceito de stress, causas, consequências negativas do mesmo, caracterizar o conceito de emoção e aplicar técnicas de controlo e gestão de stress profissional, prevenindo os processos de exaustão e burnout.

    Destinatários

    • Dirigentes, técnicos superiores, assistentes técnicos e outros profissionais da administração pública.

    Estrutura Curricular


    • Stress
      • Conceito de stress
      • Fatores de risco: emocionais, sociais, organizacionais
      • Sinais e sintomas
      • Consequências negativas do stress
      • Medidas preventivas
      • Técnicas de controlo e gestão de stress profissional
      • Como lidar com situações de agonia e sofrimento
      • Técnicas de autoproteção
    • As emoções
      • Conceito de emoção
      • Características fisiológicas, cognitivas e comportamentais das emoções
      • Estratégias de gestão das emoções
    • Burnout
      • Conceito e identificação
      • Fatores de risco
      • Autocuidado e prevenção

    Informações Adicionais


    INSCRIÇÕES
    As inscrições podem ser efetuadas através dos seguintes meios:
    CERTIFICAÇÃO
    A conclusão com aproveitamento deste curso, permite ao participante o acesso ao Certificado de Formação Profissional registado na plataforma oficial criada pelo Estado Português para o efeito (SIGO - Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa).

    REQUISITOS
    Para frequentar este curso é essencial dispor um Equipamento Tecnológico com ligação à internet, detentor de ecrã de trabalho (computador, tablet ...), sistema de vídeo e áudio.

    Todas as sessões de formação decorrerão em formato síncrono, sendo o acesso às mesmas processado através da plataforma de e-learning do INSTITUTO TÉCNICO DE INOVAÇÃO, na qual serão disponibilizados todos os recursos respeitantes a cada uma das sessões de formação.

    Enquadramento


    Numa sociedade que se pretende cada vez mais inclusiva, assegurar a disponibilização de um atendimento em língua gestual portuguesa nos serviços públicos, deverá constituir uma prioridade de todos os organismos públicos.


    Neste sentido, a capacitação em Língua Gestual Portuguesa dos colaboradores que asseguram funções de atendimento é essencial. Pois este atendimento permite eliminar umas das grandes barreiras no acesso a serviços públicos para cidadãos surdos.



    Objectivos


    No final da formação, o formando deverá ser capaz de produzir uma comunicação elementar em Língua Gestual Portuguesa com vista a assegurar um atendimento que possibilite aos cidadãos com deficiência auditiva interagir de forma autónoma com as organizações da Administração Pública.

    Destinatários


    Este curso destina-se a:
    • Dirigentes, técnicos superiores, assistentes técnicos, assistentes operacionais e outros profissionais da administração pública.

    Estrutura Curricular


    • M1: Estatuto formal da LGP
    • M2: Estruturas gramaticais de LGP
    • M3: Comunicação elementar em LGP
    • M4: Atendimento nos serviços públicos em LGP
    • M5: Inclusão e acessibilidade de cidadãos surdos em serviços públicos

    Informações Adicionais


    INSCRIÇÕES
    As inscrições podem ser efetuadas através dos seguintes meios:
    CERTIFICAÇÃO
    A conclusão com aproveitamento deste curso, permite ao participante o acesso ao Certificado de Formação Profissional registado na plataforma oficial criada pelo Estado Português para o efeito (SIGO - Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa).

    REQUISITOS
    Para frequentar este curso é essencial dispor um Equipamento Tecnológico com ligação à internet, detentor de ecrã de trabalho (computador, tablet ...), sistema de vídeo e áudio.

    Todas as sessões de formação decorrerão em formato síncrono, sendo o acesso às mesmas processado através da plataforma de e-learning do INSTITUTO TÉCNICO DE INOVAÇÃO, na qual serão disponibilizados todos os recursos respeitantes a cada uma das sessões de formação.

    Enquadramento


    Portugal tem-se afirmado cada vez mais como um destino de eleição, quer por cidadãos estrangeiros que nos visitam, quer por cidadãos estrangeiros que nos procuram para aqui residir.


    Neste sentido, os serviços públicos em geral defrontam-se com um desafio adicional, associado à comunicação em língua estrangeira, nomeadamente a língua inglesa.


    Assim, a capacitação em Língua Inglesa dos colaboradores que asseguram funções de atendimento é essencial. Pois permite facilitar o processo de comunicação inerente à interação com cidadãos de outras nacionalidades.


    Objectivos


    No final da formação, o formando deverá ser capaz de estabelecer uma comunicação elementar em língua inglesa no decurso do processo de atendimento em serviços públicos.

    Destinatários


    Este curso destina-se a:
    • Dirigentes, técnicos superiores, assistentes técnicos, assistentes operacionais e outros profissionais da administração pública com conhecimentos prévios de língua inglesa.

    Estrutura Curricular


    • M1: Vocabulário técnico de língua inglesa no atendimento nos serviços públicos
    • M2: Comunicação escrita no atendimento em língua inglesa
    • M3: Comunicação telefónica em língua inglesa
    • M4: Comunicação oral no atendimento presencial em língua inglesa

    Informações Adicionais


    INSCRIÇÕES
    As inscrições podem ser efetuadas através dos seguintes meios:
    CERTIFICAÇÃO
    A conclusão com aproveitamento deste curso, permite ao participante o acesso ao Certificado de Formação Profissional registado na plataforma oficial criada pelo Estado Português para o efeito (SIGO - Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa).

    REQUISITOS
    Para frequentar este curso é essencial dispor um Equipamento Tecnológico com ligação à internet, detentor de ecrã de trabalho (computador, tablet ...), sistema de vídeo e áudio.

    Todas as sessões de formação decorrerão em formato síncrono, sendo o acesso às mesmas processado através da plataforma de e-learning do INSTITUTO TÉCNICO DE INOVAÇÃO, na qual serão disponibilizados todos os recursos respeitantes a cada uma das sessões de formação.

    Enquadramento


    A operacionalização do plano de desenvolvimento da economia, da sociedade e do território de Portugal no horizonte de 2030, é realizada por via dos projetos a desenvolver no âmbito do programa criado para o efeito, ou seja, o Portugal 2030.


    Neste sentido, o sucesso do plano para o horizonte 2030, será em muito resultante da pertinência e qualidade das candidaturas a apresentar pelos organismos públicos ao Portugal2030.


    Assim, importa que os colaboradores dos organismos públicos disponham de um amplo conhecimento das prioridades e programas que compõem o Portugal2030, bem como, das especificidades técnicas que devem estar presentes no processo de elaboração de candidaturas a apresentar ao Portugal2030.




    Objectivos


    No final da formação, o formando deverá ser capaz de compreender o enquadramento estratégico do novo quadro comunitário “Portugal 2030”, identificar as áreas de intervenção e oportunidades no âmbito do “Portugal 2030”, adquirir competências técnicas na elaboração de candidaturas, incluindo a estruturação dos projetos e a elaboração de orçamentos dos projetos financiados pelo “Portugal 2030”.

    Destinatários


    Este curso destina-se a:
    • Dirigentes, técnicos superiores, assistentes técnicos e outros profissionais da administração pública.

    Estrutura Curricular


    • M1: Características do Portugal 2030
    • M2: Apresentação dos Programas
    • M3: Plataforma de Submissão de Candidaturas
    • M4: Elaboração de Candidaturas Portugal 2030: aspetos operacionais

    Forma de Organização

    E-learning

    Informações Adicionais


    INSCRIÇÕES
    As inscrições podem ser efetuadas através dos seguintes meios:
    CERTIFICAÇÃO
    A conclusão com aproveitamento deste curso, permite ao participante o acesso ao Certificado de Formação Profissional registado na plataforma oficial criada pelo Estado Português para o efeito (SIGO - Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa).

    REQUISITOS
    Para frequentar este curso é essencial dispor um Equipamento Tecnológico com ligação à internet, detentor de ecrã de trabalho (computador, tablet ...), sistema de vídeo e áudio.

    Todas as sessões de formação decorrerão em formato síncrono, sendo o acesso às mesmas processado através da plataforma de e-learning do INSTITUTO TÉCNICO DE INOVAÇÃO, na qual serão disponibilizados todos os recursos respeitantes a cada uma das sessões de formação.

    Enquadramento


    Os Municípios Portugueses confrontam-se com diversos desafios decorrentes das opções estratégicas em matéria de investimento inerentes ao cronograma de fundos comunitários de que Portugal beneficia, o que exige uma gestão profissional do grau de endividamento, de forma a assegurar um desenvolvimento sustentável.



    Objectivos


    No final desta ação de formação, o formando deverá ser capaz de explicar os fatores determinantes do endividamento municipal, bem como, as ferramentas e os modelos de gestão profissional desse endividamento.

    Destinatários


    Este curso destina-se a:
    • Dirigentes, Técnicos Superiores, Assistentes Técnicos e outros profissionais da AP.

    Estrutura Curricular


    • M1: A evolução do endividamento municipal em Portugal
    • M2: Os fatores determinantes do endividamento municipal
    • M3: As ferramentas de controlo do endividamento municipal
    • M4: Os modelos de gestão do endividamento
    • M5: O desenvolvimento municipal sustentável

    Informações Adicionais


    INSCRIÇÕES
    As inscrições podem ser efetuadas através dos seguintes meios:
    CERTIFICAÇÃO
    A conclusão com aproveitamento deste curso, permite ao participante o acesso ao Certificado de Formação Profissional registado na plataforma oficial criada pelo Estado Português para o efeito (SIGO - Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa).

    REQUISITOS
    Para frequentar este curso é essencial dispor um Equipamento Tecnológico com ligação à internet, detentor de ecrã de trabalho (computador, tablet ...), sistema de vídeo e áudio.

    Todas as sessões de formação decorrerão em formato síncrono, sendo o acesso às mesmas processado através da plataforma de e-learning do INSTITUTO TÉCNICO DE INOVAÇÃO, na qual serão disponibilizados todos os recursos respeitantes a cada uma das sessões de formação.