Formação Contínua

Esta oferta formativa visa permitir ao participante aprofundar competências profissionais e relacionais, tendo em vista o exercício de uma actividade profissional, uma melhor adaptação às mutações tecnológicas e organizacionais e o reforço da sua empregabilidade

Formação Financiada para Empregados Formação Financiada para Desempregados
10 acções disponíveis

Enquadramento

Esta ação de formação enquadra-se na tipologia de operação 1.08 – Formação Modular para Ativos Empregados e Desempregados financiada pelo POISE. E visa permitir ao formando desenvolver competências técnicas e relacionais, potenciadoras de uma melhor adaptação às mutações tecnológicas e organizacionais e o reforço da sua empregabilidade.

Objectivos

No final da ação de formação o formando deverá ser capaz de evidenciar o domínio de um conjunto de saberes relacionais na área da Nutrição e Dietética, que lhe permitam uma melhor performance no exercício das suas funções, nomeadamente, reconhecer os princípios da nutrição e alimentação, classificar os constituintes alimentares e as suas funções, aplicar os princípios fundamentais da dietética na confeção de diferentes tipos de dietas e aplicar as regras da nutrição e dietética na composição de ementas saudáveis.

Destinatários

Ativos Empregados (com qualquer habilitação) e Ativos Desempregados (com habilitações iguais ou superiores ao 12º Ano Completo).

Estrutura Curricular

  • Nutrição e alimentação
    • Conceitos
    • Funções da alimentação
  • Constituintes alimentares
  • Metabolismo
    • Funções do aparelho digestivo
    • - Processo digestivo
  • Roda dos alimentos e grupos alimentares
  • Alimentação equilibrada
    • Regras
    • Principais erros alimentares
    • Necessidades diárias de nutrientes
    • Alimentação racional
  • Noções para a elaboração de ementas
  • Nutrição e alimentação
    • Conceitos
    • Funções da alimentação
  • Nutrientes
    • Fontes alimentares
    • Funções no organismo
    • Excessos e carências
  • Metabolismo
    • Funções do aparelho digestivo
    • Processo digestivo
  • Roda dos alimentos e grupos alimentares
    • Constituição e proporções
    • Recomendações na alimentação diária
  • Alimentação equilibrada
    • Regras
    • Principais erros alimentares
    • Necessidades diárias de nutrientes
    • Alimentação racional
  • Princípios fundamentais da dietética
  • Principais tipos de dietas
    • Terapêuticas
    • Dieta para a infância
    • Dieta para os idosos
  • Composição de ementas saudáveis

Forma de Organização

Presencial

Informações Adicionais

A inscrição deve ser efetuada preferencialmente até 12 dias antes da data de início da ação de formação mediante envio/apresentação dos seguintes documentos:
  • Dados de Identificação Pessoal
  • IBAN Nominativo
  • Fotocópia do Certificado de Habilitações
  • Comprovativo de Situação Profissional
  • Enquadramento

    Esta ação de formação enquadra-se na tipologia de operação 1.08 – Formação Modular para Ativos Empregados e Desempregados financiada pelo POISE. E visa permitir ao formando desenvolver competências técnicas e relacionais, potenciadoras de uma melhor adaptação às mutações tecnológicas e organizacionais e o reforço da sua empregabilidade.

    Objectivos

    No final da ação de formação o formando deverá ser capaz de evidenciar o domínio de um conjunto de saberes relacionais na área de Atendimento e Gestão de Reclamações, que lhe permitam uma melhor performance no exercício das suas funções, nomeadamente, assegurar o atendimento/assistência aos clientes e a gestão de eventuais reclamações.

    Destinatários

    Ativos Empregados (com qualquer habilitação) e Ativos Desempregados (com habilitações iguais ou superiores ao 12º Ano Completo).

    Estrutura Curricular

    • Técnicas de atendimento a clientes e relacionamento interpessoal
    • Técnicas de protocolo e imagem pessoal
    • Tipologias de clientes, suas características gerais e necessidades específicas
      • Clientes individuais
      • Grupos de clientes
      • Idosos
      • Crianças
      • VIP
    • Atendimento de clientes especiais
    • Atendimento telefónico personalizado
    • Procedimentos de utilização e funcionamento dos equipamentos disponibilizados aos clientes nos quartos, casas de banho e área comuns
    • Atendimento de reclamações
    • Normas de atuação em situações de pedidos extra
      • Substituição de roupas
      • Pequenas limpezas
      • Tratamento de roupas pessoais
    • A Qualidade do serviço de andares
      • Assistência como atitude permanente
    • Normas de atuação em situações de deteção de avarias ou deficiências
    • Normas e diligências a realizar para reparação ou substituição de equipamentos
    • Funções, normas e exigências de funcionamento dos diversos sectores
    • Técnicas de atendimento e tratamento de reclamações
    • Relacionamento interpessoal e estratégias facilitadoras da comunicação e relação interpessoal
      • Estratégias de auto-controlo
      • Estratégias de resolução de conflitos
      • Importância da linguagem não verbal na comunicação

    Forma de Organização

    Presencial

    Informações Adicionais

    A inscrição deve ser efetuada preferencialmente até 12 dias antes da data de início da ação de formação mediante envio/apresentação dos seguintes documentos:
  • Dados de Identificação Pessoal
  • IBAN Nominativo
  • Fotocópia do Certificado de Habilitações
  • Comprovativo de Situação Profissional
  • Enquadramento

    Esta ação de formação enquadra-se na tipologia de operação 1.08 – Formação Modular para Ativos Empregados e Desempregados financiada pelo POISE. E visa permitir ao formando desenvolver competências técnicas e relacionais, potenciadoras de uma melhor adaptação às mutações tecnológicas e organizacionais e o reforço da sua empregabilidade.

    Objectivos

    No final da ação de formação o formando deverá ser capaz de evidenciar o domínio de um conjunto de saberes relacionais na área de Línguas Estrangeiras (Inglês, Francês e Espanhol), que lhe permitam uma melhor performance no exercício das suas funções, nomeadamente, interpretar e produzir textos de diferentes matrizes discursivas em inglês, francês e espanhol, a nível do utilizador elementar, adequando-os às diversas situações comunicativas do quotidiano. Interagir e comunicar em inglês, francês e espanhol, a nível do utilizador elementar e caracterizar a oferta turística e gastronómica da região, a nível do utilizador elementar.

    Destinatários

    Ativos Empregados (com qualquer habilitação) e Ativos Desempregados (com habilitações iguais ou superiores ao 12º Ano Completo).

    Estrutura Curricular

    • Funcionamento da língua inglesa, francesa e espanhola
      • Regras gramaticais de sintaxe e semântica
      • Unidades significativas: parágrafos, períodos, tipos de fase, estrutura frásica
      • Adequação discursiva
    • Funções da linguagem
      • Comparar e contrastar
      • Ouvir e exprimir opiniões
      • Sugerir
      • Descrever
      • Perguntar e exprimir preferências
      • Aconselhar
      • Apresentar
      • Pedir autorização
    • Descrição e identificação
      • Património geográfico e cultural
      • Atrações turísticas da região
      • Oferta turística da região
      • Gastronomia e hábitos alimentares
      • Expressões idiomáticas inglesas, francesas e espanholas

    Forma de Organização

    Presencial

    Informações Adicionais

    A inscrição deve ser efetuada preferencialmente até 12 dias antes da data de início da ação de formação mediante envio/apresentação dos seguintes documentos:
  • Fotocópia do cartão de cidadão ou bilhete de identidade e cartão de contribuinte
  • IBAN nominativo
  • Fotocópia do certificado de habilitações
  • Comprovativo de Situação Profissional
  • Enquadramento

    Esta ação de formação enquadra-se na tipologia de operação 1.08 – Formação Modular para Ativos Empregados e Desempregados financiada pelo POISE. E visa permitir ao formando desenvolver competências técnicas e relacionais, potenciadoras de uma melhor adaptação às mutações tecnológicas e organizacionais e o reforço da sua empregabilidade.

    Objectivos

    No final da ação de formação o formando deverá ser capaz de evidenciar o domínio de um conjunto de saberes relacionais na área da Nutrição e Dietética, que lhe permitam uma melhor performance no exercício das suas funções, nomeadamente, reconhecer os princípios da nutrição e alimentação, classificar os constituintes alimentares e as suas funções, aplicar os princípios fundamentais da dietética na confeção de diferentes tipos de dietas e aplicar as regras da nutrição e dietética na composição de ementas saudáveis.

    Destinatários

    Ativos Empregados (com qualquer habilitação) e Ativos Desempregados (com habilitações iguais ou superiores ao 12º Ano Completo).

    Estrutura Curricular

    • Nutrição e alimentação
      • Conceitos
      • Funções da alimentação
    • Constituintes alimentares
    • Metabolismo
      • Funções do aparelho digestivo
      • - Processo digestivo
    • Roda dos alimentos e grupos alimentares
    • Alimentação equilibrada
      • Regras
      • Principais erros alimentares
      • Necessidades diárias de nutrientes
      • Alimentação racional
    • Noções para a elaboração de ementas
    • Nutrição e alimentação
      • Conceitos
      • Funções da alimentação
    • Nutrientes
      • Fontes alimentares
      • Funções no organismo
      • Excessos e carências
    • Metabolismo
      • Funções do aparelho digestivo
      • Processo digestivo
    • Roda dos alimentos e grupos alimentares
      • Constituição e proporções
      • Recomendações na alimentação diária
    • Alimentação equilibrada
      • Regras
      • Principais erros alimentares
      • Necessidades diárias de nutrientes
      • Alimentação racional
    • Princípios fundamentais da dietética
    • Principais tipos de dietas
      • Terapêuticas
      • Dieta para a infância
      • Dieta para os idosos
    • Composição de ementas saudáveis

    Forma de Organização

    Presencial

    Informações Adicionais

    A inscrição deve ser efetuada preferencialmente até 12 dias antes da data de início da ação de formação mediante envio/apresentação dos seguintes documentos:
  • Dados de Identificação Pessoal
  • IBAN Nominativo
  • Fotocópia do Certificado de Habilitações
  • Comprovativo de Situação Profissional
  • Enquadramento

    Esta ação de formação enquadra-se na tipologia de operação 1.08 – Formação Modular para Ativos Empregados e Desempregados financiada pelo POISE. E visa permitir ao formando desenvolver competências técnicas e relacionais, potenciadoras de uma melhor adaptação às mutações tecnológicas e organizacionais e o reforço da sua empregabilidade.

    Objectivos

    No final da ação de formação o formando deverá ser capaz de evidenciar o domínio de um conjunto de saberes relacionais na área do Sistema HACCP, que lhe permitam uma melhor performance no exercício das suas funções, nomeadamente, aplicar os princípios de análise de riscos e controlo dos pontos críticos no processo produtivo dos alimentos, de forma a garantir a segurança alimentar e realizar a manutenção dos processos associados ao sistema HACCP.

    Destinatários

    Ativos Empregados (com qualquer habilitação) e Ativos Desempregados (com habilitações iguais ou superiores ao 12º Ano Completo).

    Estrutura Curricular

    • Segurança alimentar (HACCP)
      • Enquadramento
      • Princípios e conceitos
      • Terminologia
      • Regulamentação em vigor
    • Aplicação do sistema HACCP
      • Etapas e procedimentos
      • Manutenção de processos

    Forma de Organização

    Presencial

    Informações Adicionais

    A inscrição deve ser efetuada preferencialmente até 12 dias antes da data de início da ação de formação mediante envio/apresentação dos seguintes documentos:
  • Fotocópia do cartão de cidadão ou bilhete de identidade e cartão de contribuinte
  • IBAN nominativo
  • Fotocópia do certificado de habilitações
  • Comprovativo de Situação Profissional
  • Enquadramento

    Esta ação de formação enquadra-se na tipologia de operação 1.08 – Formação Modular para Ativos Empregados e Desempregados financiada pelo POISE. E visa permitir ao formando desenvolver competências técnicas e relacionais, potenciadoras de uma melhor adaptação às mutações tecnológicas e organizacionais e o reforço da sua empregabilidade.

    Objectivos

    No final da ação de formação o formando deverá ser capaz de evidenciar o domínio de um conjunto de saberes relacionais na área de Aplicações Informáticas na Ótica do Utilizador, que lhe permitam uma melhor performance no exercício das suas funções, nomeadamente, Identificar, caracterizar e utilizar, na ótica do utilizador, as principais aplicações informáticas, como meio privilegiado de comunicação.

    Destinatários

    Ativos Empregados com habilitações iguais ou superiores ao 9º Ano e Ativos Desempregados com habilitações iguais ou superiores ao 12º Ano Completo.

    Estrutura Curricular

    • Informática – conceitos gerais
    • Operações elementares com o sistema operativo
    • Processamento de texto
      • Características e vantagens do processador de texto
      • Criação, gravação e edição de documentos
      • Formatação de documentos
      • Impressão de documentos
    • Folha de cálculo
    • Sistema de gestão de base de dados
    • Aplicação de apresentação de diapositivos
    • Internet
      • Características e vantagens da internet
      • Pesquisa de informação
    • Correio eletrónico
      • Características e vantagens do correio eletrónico
      • Elaboração, envio, receção e leitura de mensagens de correio eletrónico
    • Gestão de agenda e calendário
    • Gestão de contactos
    • Gestão de tarefas
    • Utilização da Web 2.0 – Wikis, blogs, mash-ups, redes sociais, …

    Forma de Organização

    Presencial

    Informações Adicionais

    A inscrição deve ser efetuada preferencialmente até 12 dias antes da data de início da ação de formação mediante envio/apresentação dos seguintes documentos:
  • Dados de Identificação Pessoal
  • IBAN Nominativo
  • Fotocópia do Certificado de Habilitações
  • Comprovativo de Situação Profissional
  • Enquadramento

    Esta ação de formação enquadra-se na tipologia de operação 1.08 – Formação Modular para Ativos Empregados e Desempregados financiada pelo POISE. E visa permitir ao formando desenvolver competências técnicas e relacionais, potenciadoras de uma melhor adaptação às mutações tecnológicas e organizacionais e o reforço da sua empregabilidade.

    Objectivos

    No final da ação de formação o formando deverá ser capaz de evidenciar o domínio de um conjunto de saberes relacionais na área de Noções e Normas da Qualidade, que lhe permitam uma melhor performance no exercício das suas funções, nomeadamente, identificar o conceito e os princípios da qualidade e reconhecer a importância de produzir com qualidade.

    Destinatários

    Ativos Empregados (com qualquer habilitação) e Ativos Desempregados (com habilitações iguais ou superiores ao 12º Ano Completo).

    Estrutura Curricular

    • O que é a qualidade      
    • Controlo da qualidade
    • Qualidade total: Normas ISO 9000; passos da certificação de uma empresa
    • Qualidade ambiental:
      • As empresas e a conservação do ambiente
      • Prevenção da poluição
      • Redução de desperdícios e rentabilização de recursos
    • Normas ISO 14000
    • Verificação e controlo do trabalho produzido

    Forma de Organização

    Presencial

    Informações Adicionais

    A inscrição deve ser efetuada preferencialmente até 12 dias antes da data de início da ação de formação mediante envio/apresentação dos seguintes documentos:
  • Fotocópia do cartão de cidadão ou bilhete de identidade e cartão de contribuinte
  • IBAN nominativo
  • Fotocópia do certificado de habilitações
  • Comprovativo de Situação Profissional
  • Enquadramento

    Esta ação de formação enquadra-se na tipologia de operação 1.08 – Formação Modular para Ativos Empregados e Desempregados financiada pelo POISE. E visa permitir ao formando desenvolver competências técnicas e relacionais, potenciadoras de uma melhor adaptação às mutações tecnológicas e organizacionais e o reforço da sua empregabilidade.

    Objectivos

    No final da ação de formação o formando deverá ser capaz de evidenciar o domínio de um conjunto de saberes relacionais na área de Gestão de Reclamações, que lhe permitam uma melhor performance no exercício das suas funções, nomeadamente, efectuar a gestão de reclamações dos clientes/hóspedes e definir e/ou participar na definição de medidas corretivas.

    Destinatários

    Ativos Empregados com habilitações iguais ou superiores ao 9º Ano e Ativos Desempregados com habilitações iguais ou superiores ao 12º Ano Completo.

    Estrutura Curricular

    • Normas de atuação em situações de deteção de avarias ou deficiências
    • Normas e diligências a realizar para reparação ou substituição de equipamentos
    • Funções, normas e exigências de funcionamento dos diversos sectores
    • Técnicas de atendimento e tratamento de reclamações
    • Relacionamento interpessoal e estratégias facilitadoras da comunicação e relação interpessoal
      • Estratégias de auto-controlo
      • Estratégias de resolução de conflitos
      • Importância da linguagem não verbal na comunicação

    Forma de Organização

    Presencial

    Informações Adicionais

    A inscrição deve ser efetuada preferencialmente até 12 dias antes da data de início da ação de formação mediante envio/apresentação dos seguintes documentos:
  • Dados de Identificação Pessoal
  • IBAN Nominativo
  • Fotocópia do Certificado de Habilitações
  • Comprovativo de Situação Profissional
  • Enquadramento

    Esta ação de formação enquadra-se na tipologia de operação 1.08 – Formação Modular para Ativos Empregados e Desempregados financiada pelo POISE. E visa permitir ao formando desenvolver competências técnicas e relacionais, potenciadoras de uma melhor adaptação às mutações tecnológicas e organizacionais e o reforço da sua empregabilidade.

    Objectivos

    No final da ação de formação o formando deverá ser capaz de evidenciar o domínio de um conjunto de saberes relacionais na área de Atendimento e Assistência a Clientes, que lhe permitam uma melhor performance no exercício das suas funções, nomeadamente, assegurar o atendimento e a assistência aos clientes.

    Destinatários

    Ativos Empregados (com qualquer habilitação) e Ativos Desempregados (com habilitações iguais ou superiores ao 12º Ano Completo).

    Estrutura Curricular

    • Técnicas de atendimento a clientes e relacionamento interpessoal
    • Técnicas de protocolo e imagem pessoal
    • Tipologias de clientes, suas características gerais e necessidades específicas
      • Clientes individuais
      • Grupos de clientes
      • Idosos
      • Crianças
      • VIP
    • Atendimento de clientes especiais
    • Atendimento telefónico personalizado
    • Procedimentos de utilização e funcionamento dos equipamentos disponibilizados aos clientes nos quartos, casas de banho e área comuns
    • Atendimento de reclamações
    • Normas de atuação em situações de pedidos extra
      • Substituição de roupas
      • Pequenas limpezas
      • Tratamento de roupas pessoais
    • A Qualidade do serviço de andares
      • Assistência como atitude permanente

    Forma de Organização

    Presencial

    Informações Adicionais

    A inscrição deve ser efetuada preferencialmente até 12 dias antes da data de início da ação de formação mediante envio/apresentação dos seguintes documentos:
  • Dados de Identificação Pessoal
  • IBAN Nominativo
  • Fotocópia do Certificado de Habilitações
  • Comprovativo de Situação Profissional
  • Enquadramento

    Esta ação de formação enquadra-se na tipologia de operação 1.08 – Formação Modular para Ativos Empregados e Desempregados financiada pelo POISE. E visa permitir ao formando desenvolver competências técnicas e relacionais, potenciadoras de uma melhor adaptação às mutações tecnológicas e organizacionais e o reforço da sua empregabilidade.

    Objectivos

    No final da ação de formação o formando deverá ser capaz de evidenciar o domínio de um conjunto de saberes relacionais na área da Gestão de Equipas, que lhe permitam uma melhor performance no exercício das suas funções, nomeadamente, organizar e gerir equipas, comunicar e liderar equipas e, identificar o sucesso do trabalho em equipa realçando vantagens e dinâmicas subjacentes.

    Destinatários

    Ativos Empregados com habilitações iguais ou superiores ao 9º Ano e Ativos Desempregados com habilitações iguais ou superiores ao 12º Ano Completo.

    Estrutura Curricular

    • Organização do trabalho de equipa
    • Comunicar eficazmente com a equipa
    • Gestão orientada para os resultados e para as pessoas
    • Técnicas de motivação e dinamização da equipa
    • Gestão de conflitos
    • Orientação da equipa para a mudança
    • Liderança
      • Liderança de equipas: fenómenos e dinâmicas próprias, desafios e problemas específicos
      • Diferentes preferências pessoais e o seu impacto em funções de liderança
      • Diferentes estilos de Liderança
      • Competências necessárias à coordenação de equipas
      • Estratégias de mobilização da equipa para um desempenho de excelência
      • Gestão de situações problemáticas na equipa
    • Trabalho em equipa
      • Trabalho em equipa – implicações e especificidades
      • Excelência no trabalho em equipa
      • Diferenças interpessoais e o seu impacto no trabalho em equipa
      • Mobilização de recursos pessoais em função da equipa
      • Como ultrapassar impasses e obstáculos no trabalho em equipa

    Forma de Organização

    Presencial

    Informações Adicionais

    A inscrição deve ser efetuada preferencialmente até 12 dias antes da data de início da ação de formação mediante envio/apresentação dos seguintes documentos:
  • Dados de Identificação Pessoal
  • IBAN Nominativo
  • Fotocópia do Certificado de Habilitações
  • Comprovativo de Situação Profissional