Formação Contínua
Esta oferta formativa visa permitir ao participante aprofundar competências profissionais e relacionais, tendo em vista o exercício de uma actividade profissional, uma melhor adaptação às mutações tecnológicas e organizacionais e o reforço da sua empregabilidade
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Formações em curso ou já terminadas
Duração
16 Horas
Horário
Online
Data
17/10/2020 até 24/10/2020, 07/11/2020 até 14/11/2020
Local
Online
Investimento
90 Euros
Enquadramento
A disponibilidade, atratividade e omnipresença destes recursos trouxe uma nova era de progresso, aproximando pessoas e empresas, e gerando oportunidades em todos os campos de atuação humana
Esta formação pretende ajudar a diagnosticar e prevenir o uso abusivo e dependente das tecnologias (tecnostress, jogos online, redes sociais, e-sports), promovendo o uso saudável e o bem-estar do utilizador.
Abordaremos a aplicação saudável das novas tecnologias nos vários contextos quotidianos: doméstico, escolar, laboral, entretenimento, desportivo.
Será abordada a aplicabilidade e gestão saudável das tecnologias online em cenários de crise e emergência.
Objectivos
Compreensão dos dilemas associados às dependências tecnológicas e aquisição de estratégias pertinentes para a adequada intervenção profissional.
Consciencialização da auto-regulação do uso e do seu impacto no quotidiano do indivíduo.
Destinatários
Estrutura Curricular
Introdução
Enquadramento teórico
A realidade portuguesa das dependências tecnológicas em Portugal;
Definição e caracterização do indivíduo dependente;
Caracterização das dependências Internet e do jogo pelo manual DSM 5;
Características das dependências tecnológicas;
Utilização “normal” e dependente;
Fatores destrinçores e diferenciadores das dependências online: género/família redes sociais, gaming, canais de Youtube;
A pertinência do Grupo de pares (virtual);
O Cyberbulling;
Principais características de personalidade do indivíduo dependente;
Alterações neuronais associadas às dependências tecnológicas;
Factores de risco e de protecção face às dependências;
Factores de risco e mecanismos de protecção;
MÓDULO 2 - DIAGNÓSTICO E ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO (4 Horas)
Enquadramento do módulo, objectivos;
Auto-avaliação (Teste de Dependência da Internet – Kimberly Young);
Instrumentos de avaliação de dependência à internet (IAD, TDI);
Monitorização do uso da internet dos jovens; Empregabilidade de APPS de controlo parental: Vantagens, desvantagens e alternativas;
Redes sociais e cyberbullying: Identificar o fenómeno e como lidar com os efeitos para os jovens (II) – Introdução à legislação;
Guidelines nas dependências tecnológicas: (SICAD, 2013 e ME, 2017)
Dependências tecnológicas e jogo online (Caracterização da tipologia do jogador online e prevalência do comportamento dependente) de acordo com o Plano Nacional Para a Redução dos Comportamentos Aditivos e das Dependências 2013-2020 (SICAD, 2013);
Identificação dos factores de risco e de protecção em relação às adições e dependências tecnológicas;
MÓDULO 3 - AUTOCONHECIMENTO E AUTORREGULAÇÃO (4 Horas)
Adopção dos comportamentos adequados face às adições e dependências sem substância de acordo com o Referencial de Educação para a Saúde elaborado pelo Ministério da Educação – Direção-Geral da Educação (2017);
Motivação e autorregulação comportamental;
Motivação e Autoestima;
Desenvolvimento da autorregulação emocional e comportamental;
Autodeterminação: diagnóstico de necessidades intrínsecas e extrínsecas;
Planificação de práticas salutares ajustadas ao contexto pessoal, escolar, familiar e profissional;
MÓDULO 4 - PLANO DE INTERVENÇÃO E TREINO DE COMPETÊNCIAS (4 Horas)
Treino de competências parentais: Intervenção individual e familiar;
Comunicação assertiva;
Modelagem comportamental;
Estabelecimento de regras;
Elaboração de uma guideline seguindo os referenciais do ME, (2017) e do SICAD, (2013);
Utilização (Saudável) das novas tecnologias;
Promoção dos factores de protecção;
Exercício prática simulada de interacção com os [email protected] [email protected], [email protected], profissionais;
Forma de Organização
Informações Adicionais
- Créditos Ordem dos Psicólogos Portugueses: 4,8
Formadores:
Filipe Saraiva- Psicólogo clínico e Mestre em Psicologia da Justiça pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Exerce funções de psicólogo no Estabelecimento Prisional do Porto. Autor do livro; ““Drogas”: conhecer para prevenir”, e de vários artigos sobre prvenção das dependências. Criador dos programas de prevenção quaternário e secundário (2017/2018). Orador em prevenção de consumos para jovens em contexto escolar.Formador em várias instituições como a UTAD, InsPsic, CRIAP e ISSSP.
Membro da Assembleia de Representantes na Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Gaspar Ferreira- Psicólogo Especialista na área Educacional e do Trabalho e das Organizações. Especialista avançado em Psicologia do Desporto, Exercício e Performance. Trabalhou no Exército Português e no Futebol Clube do Porto. Foi CEO na RH Center e Country Manager da Reiss Motivation Profile Portugal. Colabora com diversas entidades públicas e privadas na avaliação e prevenção de riscos psicossociais. Membro da Direção na Delegação Regional Norte da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Membro da APA- American Psychological Association. Responsável pela coluna quinzenal da OPP "O Lado Psicológico" no Jornal Record.
Edição 1: 17/10 e 24/10
Edição 2: 07/11 e 14/11
Duração
16 Horas
Horário
Online
Data
17/10/2020 até 24/10/2020, 07/11/2020 até 14/11/2020
Local
Online
Investimento
90 Euros
Enquadramento
A disponibilidade, atratividade e omnipresença destes recursos trouxe uma nova era de progresso, aproximando pessoas e empresas, e gerando oportunidades em todos os campos de atuação humana
Esta formação pretende ajudar a diagnosticar e prevenir o uso abusivo e dependente das tecnologias (tecnostress, jogos online, redes sociais, e-sports), promovendo o uso saudável e o bem-estar do utilizador.
Abordaremos a aplicação saudável das novas tecnologias nos vários contextos quotidianos: doméstico, escolar, laboral, entretenimento, desportivo.
Será abordada a aplicabilidade e gestão saudável das tecnologias online em cenários de crise e emergência.
Objectivos
Compreensão dos dilemas associados às dependências tecnológicas e aquisição de estratégias pertinentes para a adequada intervenção profissional.
Consciencialização da auto-regulação do uso e do seu impacto no quotidiano do indivíduo.
Destinatários
Estrutura Curricular
Introdução
Enquadramento teórico
A realidade portuguesa das dependências tecnológicas em Portugal;
Definição e caracterização do indivíduo dependente;
Caracterização das dependências Internet e do jogo pelo manual DSM 5;
Características das dependências tecnológicas;
Utilização “normal” e dependente;
Fatores destrinçores e diferenciadores das dependências online: género/família redes sociais, gaming, canais de Youtube;
A pertinência do Grupo de pares (virtual);
O Cyberbulling;
Principais características de personalidade do indivíduo dependente;
Alterações neuronais associadas às dependências tecnológicas;
Factores de risco e de protecção face às dependências;
Factores de risco e mecanismos de protecção;
MÓDULO 2 - DIAGNÓSTICO E ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO (4 Horas)
Enquadramento do módulo, objectivos;
Auto-avaliação (Teste de Dependência da Internet – Kimberly Young);
Instrumentos de avaliação de dependência à internet (IAD, TDI);
Monitorização do uso da internet dos jovens; Empregabilidade de APPS de controlo parental: Vantagens, desvantagens e alternativas;
Redes sociais e cyberbullying: Identificar o fenómeno e como lidar com os efeitos para os jovens (II) – Introdução à legislação;
Guidelines nas dependências tecnológicas: (SICAD, 2013 e ME, 2017)
Dependências tecnológicas e jogo online (Caracterização da tipologia do jogador online e prevalência do comportamento dependente) de acordo com o Plano Nacional Para a Redução dos Comportamentos Aditivos e das Dependências 2013-2020 (SICAD, 2013);
Identificação dos factores de risco e de protecção em relação às adições e dependências tecnológicas;
MÓDULO 3 - AUTOCONHECIMENTO E AUTORREGULAÇÃO (4 Horas)
Adopção dos comportamentos adequados face às adições e dependências sem substância de acordo com o Referencial de Educação para a Saúde elaborado pelo Ministério da Educação – Direção-Geral da Educação (2017);
Motivação e autorregulação comportamental;
Motivação e Autoestima;
Desenvolvimento da autorregulação emocional e comportamental;
Autodeterminação: diagnóstico de necessidades intrínsecas e extrínsecas;
Planificação de práticas salutares ajustadas ao contexto pessoal, escolar, familiar e profissional;
MÓDULO 4 - PLANO DE INTERVENÇÃO E TREINO DE COMPETÊNCIAS (4 Horas)
Treino de competências parentais: Intervenção individual e familiar;
Comunicação assertiva;
Modelagem comportamental;
Estabelecimento de regras;
Elaboração de uma guideline seguindo os referenciais do ME, (2017) e do SICAD, (2013);
Utilização (Saudável) das novas tecnologias;
Promoção dos factores de protecção;
Exercício prática simulada de interacção com os [email protected] [email protected], [email protected], profissionais;
Forma de Organização
Informações Adicionais
- Créditos Ordem dos Psicólogos Portugueses: 4,8
Formadores:
Filipe Saraiva- Psicólogo clínico e Mestre em Psicologia da Justiça pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Exerce funções de psicólogo no Estabelecimento Prisional do Porto. Autor do livro; ““Drogas”: conhecer para prevenir”, e de vários artigos sobre prvenção das dependências. Criador dos programas de prevenção quaternário e secundário (2017/2018). Orador em prevenção de consumos para jovens em contexto escolar.Formador em várias instituições como a UTAD, InsPsic, CRIAP e ISSSP.
Membro da Assembleia de Representantes na Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Gaspar Ferreira- Psicólogo Especialista na área Educacional e do Trabalho e das Organizações. Especialista avançado em Psicologia do Desporto, Exercício e Performance. Trabalhou no Exército Português e no Futebol Clube do Porto. Foi CEO na RH Center e Country Manager da Reiss Motivation Profile Portugal. Colabora com diversas entidades públicas e privadas na avaliação e prevenção de riscos psicossociais. Membro da Direção na Delegação Regional Norte da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Membro da APA- American Psychological Association. Responsável pela coluna quinzenal da OPP "O Lado Psicológico" no Jornal Record.
Edição 1: 17/10 e 24/10
Edição 2: 07/11 e 14/11